05/06/10

Matemática em Todo o Lado

Portugal é membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 1986. A União Europeia foi criada para acabar com as fronteiras entre os Estados-membros, permitindo a livre circulação de pessoas e bens e, assim, alcançar um maior desenvolvimento económico e bem-estar social. E, Maio de 2004, a União Europeia integrou dez novos países passando, deste modo, de 15 para 25 estados-membros. A utilização de números relativos é muito frequente em tabelas e gráficos referentes à economia de qualquer pais.

História da Matemática

Os chineses antigos já conheciam os números negativos, embora não os utilizassem em cálculos. 

Representavam os números negativos por traços pretos e os positivos por traços vermelhos. 

Os comerciantes costumavam marcar a mercadoria com sinal mais (+) se tinham excesso de carga e com um sinal menos (-) se tinham carga a menos. O cálculo com números negativos e o zero encontra-se, pela primeira vez, na obra do hindu Brahmagupta, que viveu na Índia Central em 628 d. C. Por volta do ano 800, o matemático al.Khwarizmi traduziu para árabe os escritos de Brahmagupta. 

Por isso, temos a ideia errada de que o sistema de numeração que usamos é de origem árabe. No livro de cálculo de al-Khwarizmi, intitulado Álgebra, traduzido para o italiano em 1464, aos números negativos associava-se a letra m (minus) e aos positivos a letra p (plus). 

Mais tarde, em 1544, o professor alemão Michael Stifel (1487-1567), ao traduzir esta obra, substitui o m pelo sinal - e o p pelo sinal +, símbolos ainda hoje utilizados. Foi o matemático e filósofo francês René Descartes quem, a partir do século XVII, implementou o uso destes símbolos e o cálculo com números relativos.

Números Inteiros Relativos

As altitudes medem-se relativamente ao nível médio das águas do mar ao qual se atribui o valor 0(zero). 

Acima do nível médio das águas do mar, a altitude é positiva. Abaixo do nível médio das águas do mar, a altitude considera-se negativa. 

Os navios encontram-se a zero metros. 

O número zero não é positivo nem negativo, por isso nunca é acompanhado de sinal. números positivos podem ser antecedidos de sinal mais ou não. 

Números negativos são sempre antecedidos de sinal menos. 

{Conjunto de Números Inteiros Relativos - conjunto formado pelos números inteiros
positivos, negativos e zero}.

 

Matemática em Todo o Lado

Estima-se que a área total da pele de uma pessoa é 100 vezes maior que a área da palma da sua mão.
Utilizando papel quadriculado faz uma estimativa da área da tua mão.
Multiplica o valor encontrado por 100 para obteres a área total da tua pele.

Dado que, aproximadamente, 65% do corpo humano é formado por água, a sua densidade é sensivelmente igual à da água.
Como o peso de 1 litro de água é 1 kg, então o volume do corpo de uma pessoa que pese 52 kg é cerca de 52 litros.
Ora, 52 l " 52 dm cúbicos = 52 000 cm cúbicos.

História da Matemática

O sábio grego Arquimedes (278-212 a. C.) interessou-se pelo cálculo de volumes de corpos, nomeadamente cilindros e esferas. Arquimedes nasceu em Siracusa, na Sicília, que naquele tempo pertencia á Grécia. 

Filho de astrónomo, dedicou-se à Matemática e à Mecânica, tendo frequentado a escola em Alexandria, que era o maior centro de estudos matemáticos. Foi conselheiro do rei Hierão de Siracusa, a quem ajudou na luta contra os inimigos romanos, inventando máquinas de guerra, alavancas e roldanas. 


Arquimedes provou que a coroa do rei não era feita de ouro puro, como se afirmava, mas de uma mistura de metais, baseando-se no facto de um corpo mergulhado num líquido estar sujeito a uma força de impulsão igual ao peso do volume do líquido deslocado. Arquimedes fez esta descoberta quando tomava banho, do qual saltou gritando "Eureka, eureka", ou seja, "Achei, achei". 

Quando tinha 75 anos, os romanos conquistaram Siracusa, e apesar de o comandante romano Marcellus ter dado ordem aos soldados para não o incomodarem, um soldado, que não o reconheceu, puxou da espada e assassinou-o enquanto ele resolvia um problema, traçando na areia figuras geométricas.