05/06/10

História da Matemática

O sábio grego Arquimedes (278-212 a. C.) interessou-se pelo cálculo de volumes de corpos, nomeadamente cilindros e esferas. Arquimedes nasceu em Siracusa, na Sicília, que naquele tempo pertencia á Grécia. 

Filho de astrónomo, dedicou-se à Matemática e à Mecânica, tendo frequentado a escola em Alexandria, que era o maior centro de estudos matemáticos. Foi conselheiro do rei Hierão de Siracusa, a quem ajudou na luta contra os inimigos romanos, inventando máquinas de guerra, alavancas e roldanas. 


Arquimedes provou que a coroa do rei não era feita de ouro puro, como se afirmava, mas de uma mistura de metais, baseando-se no facto de um corpo mergulhado num líquido estar sujeito a uma força de impulsão igual ao peso do volume do líquido deslocado. Arquimedes fez esta descoberta quando tomava banho, do qual saltou gritando "Eureka, eureka", ou seja, "Achei, achei". 

Quando tinha 75 anos, os romanos conquistaram Siracusa, e apesar de o comandante romano Marcellus ter dado ordem aos soldados para não o incomodarem, um soldado, que não o reconheceu, puxou da espada e assassinou-o enquanto ele resolvia um problema, traçando na areia figuras geométricas.

Sem comentários: