Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
05/11/09
Problema Mensal - Novembro 2009 [3º Ciclo]
24/10/09
A História dos Sinais - 02
A História dos Sinais - 01
O emprego regular do sinal + ( mais ) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d’Eger publicada em Leipzig em 1489.
Entretanto, representavam não à adição ou à subtração ou aos números positivos ou negativos, mas aos excessos e aos déficit em problemas de negócio (Cajori vol. 1, página 128).
Os símbolos positivos e negativos vieram somente ter uso geral na Inglaterra depois que foram usados por Robert Recorde em 1557 .
Os símbolos positivos e negativos foram usados antes de aparecerem na escrita. Por exemplo: foram pintados em tambores para indicar se os tambores estavam cheios ou não.
Os antigos matemáticos gregos, como se observa na obra de Diofanto, limitavam-se a indicar a adição juntapondo as parcelas - sistema que ainda hoje adotamos quando queremos indicar a soma de um número inteiro com uma fração. Como sinal de operação mais usavam os algebristas italianos a letra P, inicial da palavra latina plus.
05/10/09
Citações Matemáticas
01/10/09
Problema Mensal - Outubro 2009 [2º Ciclo]
Regulamento de Participação no Problema Mensal
Esta actividade é da iniciativa do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Básica 2,3 Vale da Amoreira, na qual se propõe um problema mensal aos alunos.
PRIMEIRO (Período de duração da actividade)
Esta actividade decorrerá nos meses: Outubro e Novembro de 2009; Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2010.
SEGUNDO (Quem pode concorrer)
A esta actividade podem concorrer todos os alunos de 2º e 3º Ciclos da Escola Básica 2,3 Vale da Amoreira.
Os participantes devem resolver o problema do respectivo Ciclo.
Ex. Os alunos do 2º Ciclo resolvem os problemas do 2º Ciclo e os alunos do 3º Ciclo resolvem os problemas do 3º Ciclo.
TERCEIRO (Prazo da resposta)
A resolução do problema deve ser apresentada em documento próprio, que deverá ser solicitado ao(à) professor(a) de Matemática, no prazo indicado no mesmo. A resolução deve ser entregue ao(à) professor(a) de Matemática.
Nesse documento deve ser apresentada a resposta, a justificação (se solicitada), o nome do aluno e respectivo ano e turma.
QUARTO (Solução)
A resolução de cada problema será exposta aquando da afixação do novo problema.
QUINTO (Avaliação)
Cada problema tem a cotação indicada no enunciado.
No final desta actividade os participantes serão classificados pelo somatório das pontuações obtidas em cada problema resolvido.
SEXTO (Locais e prazo de publicação de listas de classificação)
As listas de classificação ordenada dos participantes, de cada Ciclo, serão afixadas na primeira semana de Junho, num placard junto da Biblioteca e publicadas no site da escola e na plataforma moodle.
SÉTIMO (Lista de prémios)
Mensalmente, será atribuído um prémio ao participante, de cada Ciclo, que responda correctamente ao problema. No caso de empate, será sorteado o prémio. Este sorteio ocorrerá, em local e em data a combinar.
No final do ano lectivo, será atribuído um prémio ao primeiro classificado, de cada Ciclo. Em caso de empate, é vencedor o que teve mais participações. Mantendo-se o empate será proposto um novo problema, vencendo o participante que revelar melhor desempenho.
OITAVO (Exclusão)
São excluídos os boletins de resposta sem identificação ou mais do que uma participação mensal por aluno.
Classificação
0 Pontos - sem estratégia correcta ou resposta correcta
5 Pontos - com estratégia correcta, mas resposta errada.
10 Pontos – com estratégia e resposta correcta
07/09/09
30/06/09
01/06/09
Multiplicação de Números Decimais
Para multiplicar um número decimal por :
10 – deslocas a vírgula uma casa para a direita;
100 – deslocas a vírgula duas casas para a direita;
1000 – deslocas a vírgula três casas para a direita.
E assim sucessivamente.
Multiplicação por 10, 100 e 1000
Para multiplicar um número inteiro por :
10 – acrescenta-se um zero;
100 – acrescentam-se dois zeros;
1000 – acrescentam-se três zeros.
e assim sucessivamente.
Número Mágico
Escolhe um número qualquer de três algarismos distintos:
por exemplo, 875.
Agora escreve este número de trás para frente e subtrai. 875 - 578 = 297.
Agora inverte também esse resultado e faz a soma:
297 + 792 = 1089 (o número mágico)
12/05/09
09/05/09
Googol
Capicua
06/05/09
Problema Mensal - Maio 2009 [3º Ciclo]
Problema Mensal - Maio 2009 [2º Ciclo]
Consegues escrever os números de 1 a 7, um em cada hexágono, de forma que a soma nas três linhas que passam pelo centro seja sempre igual a 12?
NOTA: As três linhas mencionadas são as seguintes:
03/05/09
21/04/09
Problema Mensal - Abril 2009 [2º Ciclo]
Problema Mensal - Abril 2009 [3º Ciclo]
Solução
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 30 de Abril
07/03/09
Problema Mensal - Março 2009 [3º Ciclo]
Problema Mensal - Março 2009 [2º Ciclo]
01/03/09
Ano Internacional da Astronomia [2009]
Este ano celebra-se os 400 anos em que pela primeira vez foi usado um telescópio astronómico para observação dos astros.
Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro electromagnético.
Como Apareceu o Zero
Matemáticos Famosos
20/02/09
Carnaval - 2009
07/02/09
Ano Internacional da Astronomia [2009]
Tales de Mileto (~624-546 a.C.) introduziu na Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, trazidos do Egito. Já convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse solar do ano 584 a.C.
Pitágoras de Samos (~572-497 a.C.) acreditava na esfericidade da Terra, da Lua e de outros corpos celestes. Achava que os planetas, o Sol, e a Lua eram transportados por esferas separadas da que carregava as estrelas. Foi o primeiro a chamar o céu de cosmos.
Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) professor de Alexandre, o Grande, observou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da face da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. Dessa forma, pôde explicar os eclipses; argumentou a favor da esfericidade da Terra, já que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar é sempre arredondada. Afirmava que o Universo é esférico e finito, tendo a Terra como centro.
Heraclides de Pontus (388-315 a.C.) propôs que a Terra girava diariamente sobre seu próprio eixo, que Vénus e Mercúrio orbitavam o Sol, e a existência de epiciclos.
Aristarcoos de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro a propor a Terra se movia em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2000 anos. Entre outras coisas, desenvolveu um método para determinar as distâncias relativas do Sol e da Lua à Terra e mediu os tamanhos relativos da Terra, do Sol e da Lua.
Eratóstenes de Cirene (276-194 a.C.), bibliotecário e director da Biblioteca Alexandrina de 240 a.C. a 194 a.C., foi o primeiro a medir o diâmetro da Terra.
Ptolomeu (87-150 d.C.) Claudius Ptolemaeus foi o último astrónomo importante da antiguidade. Ele compilou uma série de treze volumes sobre astronomia, conhecida como o Almagesto, que é a maior fonte de conhecimento sobre a astronomia na Grécia. A contribuição mais importante de Ptolomeu foi uma representação geométrica do sistema solar, geocêntrica, com círculos e epiciclos, que permitia predizer o movimento dos planetas com considerável precisão e que foi usado até o Renascimento, no século XVI.
Nicolau Copérnico (1473 - 1543) apresenta o sistema heliocêntrico. A base deste novo pensamento veio, em parte, das escolas bizantinas. Manteve durante toda a vida a ideia da perfeição do movimento circular, sem supor a existência de outra forma de movimento.
Johannes Kepler (1571 - 1630) descobriu as três leis que regem o movimento planetário.
Galileu Galileia (1564 - 1642) Galileu desenvolveu o método científico e resolveu apontar um telescópio (luneta de galileana) para o céu.
Usando o telescópio foi possível fazer medidas mais precisas e com isso pode-se mostrar que a Terra girava ao redor do Sol, e não o contrário como se pensava até aquela época.
Sir Isaac Newton (1643 - 1727) Das suas teorias com sua lei de gravitação, surge a confirmação das leis de Kepler. No domínio da óptica, Newton inventou o telescópio reflector, discutiu o fenómeno da interferência, desenvolvendo as ideias básicas dos principais ramos da física teórica, nos dois primeiros volumes do Principia, com suas leis gerais, mas também com aplicações a colisões, o pêndulo, projécteis, fricção do ar, hidrostática e propagação de ondas. Somente depois, no terceiro volume, Newton aplicou suas leis ao movimento dos corpos celestes. O Principia é reconhecido como o livro científico mais importante escrito.
Johann Carl Friedrich Gauss (177 - 1855) Os trabalhos astronómicos de Newton são apenas comparáveis aos de Gauss, que contribuiu para a astronomia com a teoria da determinação de órbitas, com trabalhos importantes de mecânica celeste, de geodésica avançada e a criação do método dos mínimos quadrados.
Albert Einstein (1879-1955) Depois de 1905, a física nunca mais voltaria a ser a mesma. Foi nesse ano de milagres que surgiram os cinco artigos notáveis, em três áreas distintas da física: os quanta de luz, o movimento browniano e a Teoria da Relatividade que constitui as bases da física moderna.
05/02/09
Problema Mensal - Fevereiro 2009 [3º Ciclo]
Solução:
O número em falta é 40 + 41 + 42+ 43 = 166.
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 27 de Fevereiro
Problema Mensal - Fevereiro 2009 [2º Ciclo]
Solução:
No desenho do tapete existem 16 quadrados. Pontuação do problema: 10 pontos
Data limite de entrega: 27 de Fevereiro
31/01/09
Portal dos Catraios
Problema Mensal - Janeiro 2009 [2º Ciclo]
Observa o exemplo.
A resposta já se encontra no número, é só sublinhar.
Exemplo: 23 x 2 = 64645
Completa o quadro, de acordo com o exemplo:
Solução
Pontuação do problema: 10 pontos
Data limite de entrega: 30 de Janeiro
03/01/09
Problema Mensal - Janeiro 2009 [3º Ciclo]
O António tem duas canetas. Quantos lápis pode obter fazendo trocas de canetas por lápis? Mostra como obtiveste a resposta.
Solução
Troca 2 canetas por 6 selos, 6 selos por 24 envelopes e 24 envelopes por 9 lápis. Assim, pode obter 9 lápis.