José Sebastião E Silva (1914 - 1972) Sebastião e Silva nasceu no dia 12 de Dezembro de 1914, na vila alentejana de Mértola. Ficou órfão de pai muito cedo e as dificuldades materiais obrigaram-no, com apenas treze anos de idade, a começar a dar explicações a alguns colegas do liceu. Terminou o curso secundário em 1933, no liceu de Évora com 19 valores.
Licenciou-se em Ciências Matemáticas, em 1937, com a média de 18 valores no conjunto das disciplinas de Matemática e doutorou-se em Matemática em 1949, com a classificação de 18 valores, na Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, cerca de dez anos, da Faculdade de Ciências de Lisboa e membro da Academia de Ciências.
Durante vinte anos dirigiu o Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, onde se formaram muitos investigadores e professores universitários, alguns dos quais viriam a ocupar posições destacadas na actividade matemática portuguesa. Publicou numerosos trabalhos científicos, em que revelou as suas excepcionais qualidades de cientista e pedagogo. Seriamente preocupado com a situação do ensino liceal da Matemática em Portugal, onde era cada vez maior a evidência da necessidade da renovação de programas e, sobretudo, dos métodos de ensino, foi-se-lhe formando a convicção de que devia intervir nesse domínio, tendo sido decisiva e profundamente renovadora a sua intervenção no ensino da Matemática ao nível secundário.
A nível universitário deve-se-lhe, em particular, a renovação do ensino da Análise. Faleceu em Lisboa a 25 de Maio de 1972, tinha então 57 anos. Toda a sua vida foi um exemplo de grandeza moral e intelectual
Sem comentários:
Enviar um comentário