Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
27/10/10
Outras Variantes
Cubo Kubrik

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.
CURIOSIDADES
- O cubo de Rubik possui 43.000.000.000.000.000.000 (43 quintiliões (português europeu) ou quintilhões (português brasileiro) (Escala curta)/43 triliões (português europeu) ou trilhões (português brasileiro) (Escala longa) de combinações possíveis diferentes.
- Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
- Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.
25/10/10
Matemáticos Famosos

Platão (427 a.C. - 347 a.C.) Platão nasceu em 427 a.C.. Era filho de Perectioné e Aríston, homem rico cuja genealogia remontava aos primórdios de Atenas. Aríston deu ao filho, a quem chamou de Aristocles, a melhor educação que se poderia dar a alguém naquela época. Platão - palavra que se utilizava para designar homens com ombros largos - foi a alcunha que Aristocles adquiriu, ainda novo, por causa da sua constituição física. Platão não teve esposa, nem deixou filhos. No princípio dedicou-se à poesia, tendo posteriormente deixado o cultivo das musas para se entregar à Filosofia. Ainda jovem familiarizou-se com Crátilo, discípulo de Heraclito e, por seu intermédio, com a doutrina heraclitiana. Quando conheceu Sócrates (409 a.C.) tinha dezoito anos de idade. Acompanhou-o durante dez anos, até à sua morte em 399 a.C.. O processo e a condenação de Sócrates - acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade - deixaram Platão profundamente abalado. A partir dessa altura, não deixou de procurar ver em que medida poderia contribuir para melhorar a vida política e a constituição do estado. Deu-se conta que essa melhoria somente poderia ser efectuada através da Filosofia.
"Vi que o género Humano não mais seria libertado do mal se antes não fossem ligados ao poder os verdadeiros filósofos, ou os regedores do estado não fossem tornados, por divina sorte, verdadeiramente filósofos." (Platão, Carta VII).
Em risco de ser perseguido, por ser aluno de Sócrates, Platão viajou para o Egipto, para a Sicília e para a Itália. No Egipto aprendeu tudo sobre o relógio de água que mais tarde introduziu na Grécia. Em Itália conheceu o trabalho de Pitágoras e começou a apreciar o valor da Matemática. Quando retornou a Atenas, por volta de 387 a.C., Platão fundou uma escola denominada Academia à frente da qual se manteve até à sua morte, em 347 a.C.. Profundamente decepcionado com a sua própria experiência política, dedicou-se à educação dos jovens que iriam assumir cargos de governo no futuro e que, assim, seriam capazes de melhorar a liderança política das cidades da Grécia. Platão é, não só um dos maiores Filósofos de todos os tempos, como um dos maiores escritores da História da Humanidade. Deixou cerca de trinta textos sob a forma de diálogo. Diálogos que não têm Platão como protagonista. Na maioria, é Sócrates que aparece como figura principal e pensa-se que, nos primeiros, Platão estará realmente a exprimir o pensamento do mestre.
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/platao/vidaeobra.htm
Os Sólidos Geométricos e a Relação com a Natureza
17/10/10
Glossário Matemático
Letra C
Capacidade: quantidade de líquido que um recipiente pode conter.
Casa decimal: num número com vírgula chamam-se casas decimais aos algarismos colocados à direita da mesma. A mais próxima chama-se décima, a seguinte centésima, etc. No número 3,2456 existem quatro casa decimais.
Centímetro: A centésima parte do metro. Representa-se como cm.
Centróide: centro de massa de uma figura.
Círculo: A superfície delimitada por uma circunferência. Cilindro: sólido gerado pela rotação de um rectângulo em torno de um dos seus lados.
Cilíndrica (superfície): superfície gerada por uma recta (geratriz) que se desloca paralelamente a si mesma e apoiada numa curva (directriz).
Circuncírculo: a circunferência que passa pelos vértices de um polígono.
Circunferência: Curva obtida por todos os pontos equidistantes de um ponto dado (centro). A essa distância constante denominamos raio. O seu perímetro é dado por 2 r. onde r é o raio.Comutativa (propriedade): Indica que a ordem em que aparecem os números em nada influi no resultado.
Na adição: 3+2 é o mesmo que 2+3. Na multiplicação: 4 x 3 é o mesmo que 3 x 4. A subtracção e a divisão não são comutativas.
Cone: Um sólido obtido pela rotação de um triângulo rectângulo em torno dum dos catetos. O seu volume é dado por 1/3r2h onde r é o raio da base e h a altura do cone.
Cubo: Sólido que possui 6 faces que são quadrados. Tem ainda 12 arestas e 8 vértices. É um dos 5 sólidos platónicos .
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