17/10/10

Glossário Matemático

Letra C

Capacidade: quantidade de líquido que um recipiente pode conter.

Casa decimal: num número com vírgula chamam-se casas decimais aos algarismos colocados à direita da mesma. A mais próxima chama-se décima, a seguinte centésima, etc. No número 3,2456 existem quatro casa decimais.

Centímetro: A centésima parte do metro. Representa-se como cm.

Centróide: centro de massa de uma figura.

Círculo: A superfície delimitada por uma circunferência. Cilindro: sólido gerado pela rotação de um rectângulo em torno de um dos seus lados.


Cilíndrica (superfície): superfície gerada por uma recta (geratriz) que se desloca paralelamente a si mesma e apoiada numa curva (directriz).

Circuncírculo: a circunferência que passa pelos vértices de um polígono.

Circunferência: Curva obtida por todos os pontos equidistantes de um ponto dado (centro). A essa distância constante denominamos raio. O seu perímetro é dado por 2 r. onde r é o raio.Comutativa (propriedade): Indica que a ordem em que aparecem os números em nada influi no resultado. 

Na adição: 3+2 é o mesmo que 2+3. Na multiplicação: 4 x 3 é o mesmo que 3 x 4. A subtracção e a divisão não são comutativas. 

Cone: Um sólido obtido pela rotação de um triângulo rectângulo em torno dum dos catetos. O seu volume é dado por 1/3r2h onde r é o raio da base e h a altura do cone. 

Cubo: Sólido que possui 6 faces que são quadrados. Tem ainda 12 arestas e 8 vértices. É um dos 5 sólidos platónicos .

Sem comentários: