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Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
07/05/22
03/04/22
24/03/22
16/03/22
Dia do PI| 14 de março
A data era lembrada devido ao aniversário do físico Albert Einstein e de Frank Borman, astronauta norte americano que comandou a missão Apolo 8.
E, em 2018, tornou-se também a data da morte de Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico.
Tudo faz mais sentido quando a data é vista no formato americano, quando o mês vem à frente do dia: 3/14.
Representado pela letra grega "π", Pi é uma constante dada pela a razão da circunferência de um círculo por seu diâmetro. Em outras palavras, o número é o resultado da conta de divisão entre o comprimento de uma circunferência e diâmetro dessa circunferência. O diâmetro de um círculo é a distância da circunferência de ponta a ponta, medido por uma linha reta passando pelo centro, e equivale a duas vezes o raio dela.
Essa conta resulta em um número iniciado por 3,14. Esse valor é o mesmo para todos os círculos, não importando o tamanho. E os dez primeiros dígitos de Pi correspondem exatamente a 3,141592653.
Até hoje, o número ainda não foi completamente revelado, mesmo com a utilização de super-computadores para realizar o cálculo. O valor poderia ter trilhões de dígitos.
Os Alunos do 2.º ciclo realizaram trabalhos de pintura / desenhos como forma de comemoração do dia do PI.
24/01/22
Dia Mundial do Puzzle| 29 de janeiro
Este dia começou a ser encaixado no calendário das efemérides em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos com o objetivo de promover este tipo de atividade, mas logo as celebrações espalharam-se pelo mundo.
Puzzles 2D e 3D, cubo de Rubik, puzzles de 100, 500 ou 1000, 5000 ou 10000 peças, palavras cruzadas, sudoku, existem diferentes tipos de puzzles para testar a capacidade de resolução de problemas
O primeiro quebra-cabeças foi criado por volta de 1760, por um cartógrafo britânico chamado John Spilsbury, que montou um mapa em madeira e serrou à volta de cada país. Esta ideia de Spilsbury começou como uma brincadeira, mas acabou por ter efeitos lúdicos ao proporcionar uma ajuda no estudo da Geografia.
No início do século 20, as revistas e os jornais descobriram que poderiam aumentar as suas assinaturas através da publicação de quebra-cabeças. Situação que ainda hoje é comum nas publicações.
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