30/04/10

História da Matemática

Os gregos utilizaram a palavra gonia, que significa joelho, para designar ângulo. As palavras pentágono, hexágono, diagonal, etc. têm origem nesse termo. 

Para os gregos um triângulo isósceles é o que está apoiado sobre duas pernas. 

Isocèle provém de iso que significa "igual" e de skelos que significa "perna". 

Um triângulo que não é isósceles é escaleno. 

Este termo deriva da palavra grega skalenos que significa "coxa". Na Grécia, as pernas das mesas não eram verticais. 

A palavra trapézio vêm do termo grego trapeza que significa mesa.

Problema Mensal - Maio 2010 [3º Ciclo]

Problema Mensal - Maio 2010 [2º Ciclo]

Solução do 2º ciclo:

Nº de gelados + nº igual de gelados + metade do nº inicial de gelados = 20 gelados

Vamos tentar todos os números até chegarmos a 20 gelados.

1 + 1 + 0,5 = 2,5 gelados

como não existem meios gelados vamos tentar apenas com os números pares, para que com os ímpares não nos dê metade de um gelado.

  • 2 (nº inicial de gelados) + 2 (nº igual de gelados) + 1 (metade do nº de gelados inicial) = 5 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 4 (nº inicial de gelados) + 4 (nº igual de gelados) + 2 (metade do nº de gelados inicial) = 10 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 6 (nº inicial de gelados) + 6 (nº igual de gelados) + 3 (metade do nº de gelados inicial) = 15 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 8 (nº inicial de gelados) + 8 (nº igual de gelados) + 4 (metade do nº de gelados inicial) = 20 gelados

R: o João já tinha comido 8 gelados, mais outros tantos como aqueles (+8) são 16, mais metade dos que tinha comido (+4), fazem 20 gelados

17/04/10

Matemática em Todo o Lado


Para conhecer melhor a realidade do local onde habitas, podes desenvolver uma investigação na qual poderás contar com a ajuda do site www.dgci.min-financas.pt.

Procura saber a área, densidade populacional, população residente e estrutura etária dos concelhos portugueses e faz um estudo sobre os acontecimentos culturais e o património da tua freguesia.

Redige um inquérito destinado aos habitantes da tua freguesia sobre as melhorias a introduzir.

Investiga a qualidade do ambiente na tua freguesia; zonas verdes, lixeiras, esgostos ao ar livre, ....

Faz uma listagem dos espaços desportivos existentes na tua freguesia, bem como as modalidades mais praticadas.

Organiza a informação recolhida (textos, fotografias, gráficos, ...) para divulgar na escola ou sala de aula.

História da Matemática

Desde a Antiguidade que se realizam estudos estatísticos. Há conhecimento de recenseamentos efectuados pelos chineses (cerca de 2000 a.c.), durante a dinastia Shang), pelos egípcios (cerca de 1600 a.c.) e pelos romanos (cerca de 500 a.c.). 

Pensa-se que foi para dar cumprimento a uma ordem de recenseamento do imperador romano César Augusto que Maria e José se deslocavam de Nazaré a Belém, quando nasceu Jesus. O objectivo destes primeiros recenseamentos era contar a população para fins militares e de cobrança de impostos. 

O primeiro recenseamento feito em Portugal realizou-se em 1527, por ordem de D. João, o Piedoso, cujo reinado se estendeu de 1521 a 1557. Desde 1964 que em Portugal se fazem recenseamentos periódicos à população, aproximadamente de 10 em 10 anos. 

O organismo do estado responsável por esses estudos é o Instituto Nacional de Estatística. (INE) fundado em 1953.

13/04/10

Matemática em Todo o Lado

Roda dos Alimentos
O Homem deve fazer diariamente uma alimentação equilibrada, ingerindo alimentos de os grupos alimentares.

História da Matemática

No antigo Egipto, a necessidade de efectuar cálculos relativos a colheitas, construção de diques, templos, túmulos e cobrança de impostos permitiu um grande desenvolvimento da Matemática. 

Um dos mais antigos documentos sobre Matemática que se conhece é o Papiro de Rhind, escrito pelo escriba Ahmes há mais de 3500 anos, a partir outro redigido 200 anos antes. 

Este papiro foi comprado em 1858, na cidade egípcia de luxor, pelo antiquário escocês Henry Rhind e, actualmente, está exposto no Museu Britânico, em Londres. 

Dos cerca de 85 problemas que contém, alguns estão relacionados com fracções. Os egípcios utilizavam principalmente fracções unitárias, ou seja, com numerador 1, que, são inversos de números inteiros. 

O símbolo utilizado para os representar era uma oval alongada, colocada por cima do número inteiro. 

No problema número 79, Ahmes coloca a seguinte questão: "Em cada um dos sete gatos mata sete ratos. Cada um dos sete ratos come sete espigas de trigo e cada espiga se trigo produz sete medidas de farinha. 

Quantas medidas de farinha são salvas pelos gatos.