Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
17/04/10
Matemática em Todo o Lado
Para conhecer melhor a realidade do local onde habitas, podes desenvolver uma investigação na qual poderás contar com a ajuda do site www.dgci.min-financas.pt.
Procura saber a área, densidade populacional, população residente e estrutura etária dos concelhos portugueses e faz um estudo sobre os acontecimentos culturais e o património da tua freguesia.
Redige um inquérito destinado aos habitantes da tua freguesia sobre as melhorias a introduzir.
Investiga a qualidade do ambiente na tua freguesia; zonas verdes, lixeiras, esgostos ao ar livre, ....
Faz uma listagem dos espaços desportivos existentes na tua freguesia, bem como as modalidades mais praticadas.
Organiza a informação recolhida (textos, fotografias, gráficos, ...) para divulgar na escola ou sala de aula.
História da Matemática
Desde a Antiguidade que se realizam estudos estatísticos. Há conhecimento de recenseamentos efectuados pelos chineses (cerca de 2000 a.c.), durante a dinastia Shang), pelos egípcios (cerca de 1600 a.c.) e pelos romanos (cerca de 500 a.c.).
Pensa-se que foi para dar cumprimento a uma ordem de recenseamento do imperador romano César Augusto que Maria e José se deslocavam de Nazaré a Belém, quando nasceu Jesus. O objectivo destes primeiros recenseamentos era contar a população para fins militares e de cobrança de impostos.
O primeiro recenseamento feito em Portugal realizou-se em 1527, por ordem de D. João, o Piedoso, cujo reinado se estendeu de 1521 a 1557. Desde 1964 que em Portugal se fazem recenseamentos periódicos à população, aproximadamente de 10 em 10 anos.
O organismo do estado responsável por esses estudos é o Instituto Nacional de Estatística. (INE) fundado em 1953.
13/04/10
Matemática em Todo o Lado
História da Matemática
No antigo Egipto, a necessidade de efectuar cálculos relativos a colheitas, construção de diques, templos, túmulos e cobrança de impostos permitiu um grande desenvolvimento da Matemática.
Um dos mais antigos documentos sobre Matemática que se conhece é o Papiro de Rhind, escrito pelo escriba Ahmes há mais de 3500 anos, a partir outro redigido 200 anos antes.
Este papiro foi comprado em 1858, na cidade egípcia de luxor, pelo antiquário escocês Henry Rhind e, actualmente, está exposto no Museu Britânico, em Londres.
Dos cerca de 85 problemas que contém, alguns estão relacionados com fracções. Os egípcios utilizavam principalmente fracções unitárias, ou seja, com numerador 1, que, são inversos de números inteiros.
O símbolo utilizado para os representar era uma oval alongada, colocada por cima do número inteiro.
No problema número 79, Ahmes coloca a seguinte questão: "Em cada um dos sete gatos mata sete ratos. Cada um dos sete ratos come sete espigas de trigo e cada espiga se trigo produz sete medidas de farinha.
Quantas medidas de farinha são salvas pelos gatos.
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