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Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
04/05/10
30/04/10
História da Matemática
Os gregos utilizaram a palavra gonia, que significa joelho, para designar ângulo. As palavras pentágono, hexágono, diagonal, etc. têm origem nesse termo.
Para os gregos um triângulo isósceles é o que está apoiado sobre duas pernas.
Isocèle provém de iso que significa "igual" e de skelos que significa "perna".
Um triângulo que não é isósceles é escaleno.
Este termo deriva da palavra grega skalenos que significa "coxa". Na Grécia, as pernas das mesas não eram verticais.
A palavra trapézio vêm do termo grego trapeza que significa mesa.
Problema Mensal - Maio 2010 [2º Ciclo]
Solução do 2º ciclo:
Nº de gelados + nº igual de gelados + metade do nº inicial de gelados = 20 gelados
Vamos tentar todos os números até chegarmos a 20 gelados.
1 + 1 + 0,5 = 2,5 gelados
como não existem meios gelados vamos tentar apenas com os números pares, para que com os ímpares não nos dê metade de um gelado.
- 2 (nº inicial de gelados) + 2 (nº igual de gelados) + 1 (metade do nº de gelados inicial) = 5 gelados ----- não chegam a 20 gelados
- 4 (nº inicial de gelados) + 4 (nº igual de gelados) + 2 (metade do nº de gelados inicial) = 10 gelados ----- não chegam a 20 gelados
- 6 (nº inicial de gelados) + 6 (nº igual de gelados) + 3 (metade do nº de gelados inicial) = 15 gelados ----- não chegam a 20 gelados
- 8 (nº inicial de gelados) + 8 (nº igual de gelados) + 4 (metade do nº de gelados inicial) = 20 gelados
R: o João já tinha comido 8 gelados, mais outros tantos como aqueles (+8) são 16, mais metade dos que tinha comido (+4), fazem 20 gelados
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