21/03/24

Dia Internacional da Matemática | 14 março

Em 2019, a UNESCO proclamou o dia 14 de março como Dia Internacional da Matemática, reconhecendo a importância da disciplina para o progresso científico e tecnológico.

A data 14 de março (3/14) foi escolhida para homenagear o número pi (π), uma constante matemática fundamental presente em diversas áreas do conhecimento.


O Dia Internacional da Matemática é uma oportunidade para celebrar a importância da matemática em nossas vidas e no desenvolvimento da sociedade. Através da educação, da divulgação científica e da participação de todos, podemos construir um futuro mais próspero e sustentável para todos.

Os alunos estiveram na biblioteca a realizar atividades! A biblioteca é um espaço importante para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

















Oficina da Matemática

A importância da organização do ambiente educativo na promoção da inclusão


Fazer aprender é muito mais do que “ensinar”. Implica a organização de ambientes de aprendizagem intencionalmente preparados, com materiais pensados para a inclusão, em que crianças em diferentes momentos de aprendizagem recorrem ao mesmo material (se este for suficientemente abrangente) e aprendem coisas diferentes: mais do que utilizar materiais diferentes para diferentes crianças, trata-se de utilizar o mesmo material, cuidadosamente preparado e adaptado, de forma a poder servir as crianças que pretendemos fazer aprender).

É importante termos ainda em conta que a aprendizagem é um processo sistémico em que os alunos aprendem conteúdos e desenvolvem competências que se inserem em diversas áreas da formação pessoal.

Por fim, a avaliação participada, é um direito dos alunos e uma poderosa ferramenta para o professor aceder a dimensões que não se dominam com outros processos de avaliação mais restritos.





















26/11/23

Dia Mundial da Ciência | 24 de nov

No âmbito das comemorações do dia das Ciências, os alunos do realizaram também atividades interativas, como seja um desafio feito em Kahoot.



23/11/23

Leonardo Fibonacci | 23 de novembro


Leonardo Fibonacci, um matemático italiano do século XIII, introduziu a sequência de Fibonacci ao mundo ocidental através de seu livro "Liber Abaci" (O Livro do Ábaco), publicado em 1202. Ele introduziu a sequência enquanto modelava o crescimento de uma população de coelhos.

A fórmula matemática para a sequência de Fibonacci pode ser expressa como:


onde ϕ é a proporção áurea, aproximadamente 1,61803.

A sequência de Fibonacci tem aplicações em várias áreas, incluindo matemática, ciência da computação, biologia, arte e arquitetura. A relação com a proporção áurea também a torna uma parte interessante da estética e design em várias disciplinas.

A sequência de Fibonacci é uma série de números em que cada número é a soma dos dois anteriores, geralmente começando com 0 e 1. Em termos matemáticos, a sequência de Fibonacci 



A sequência começa: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 e assim por diante.

15/11/23

Dia Mundial do Origami | 11 de novembro

O origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papel para criar formas diversa, Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses.

Uma menina de 12 anos de seu nome Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial.

O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial.