30/04/10

Matemática em Todo o Lado

A Simetria na Arte.

Matemática em Todo o Lado

A Simetria na construção.

Matemática em Todo o Lado

A Simetria na Natureza e no mundo que nos rodeia.

História da Matemática

Os gregos utilizaram a palavra gonia, que significa joelho, para designar ângulo. As palavras pentágono, hexágono, diagonal, etc. têm origem nesse termo. 

Para os gregos um triângulo isósceles é o que está apoiado sobre duas pernas. 

Isocèle provém de iso que significa "igual" e de skelos que significa "perna". 

Um triângulo que não é isósceles é escaleno. 

Este termo deriva da palavra grega skalenos que significa "coxa". Na Grécia, as pernas das mesas não eram verticais. 

A palavra trapézio vêm do termo grego trapeza que significa mesa.

Problema Mensal - Maio 2010 [3º Ciclo]

Problema Mensal - Maio 2010 [2º Ciclo]

Solução do 2º ciclo:

Nº de gelados + nº igual de gelados + metade do nº inicial de gelados = 20 gelados

Vamos tentar todos os números até chegarmos a 20 gelados.

1 + 1 + 0,5 = 2,5 gelados

como não existem meios gelados vamos tentar apenas com os números pares, para que com os ímpares não nos dê metade de um gelado.

  • 2 (nº inicial de gelados) + 2 (nº igual de gelados) + 1 (metade do nº de gelados inicial) = 5 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 4 (nº inicial de gelados) + 4 (nº igual de gelados) + 2 (metade do nº de gelados inicial) = 10 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 6 (nº inicial de gelados) + 6 (nº igual de gelados) + 3 (metade do nº de gelados inicial) = 15 gelados ----- não chegam a 20 gelados
  • 8 (nº inicial de gelados) + 8 (nº igual de gelados) + 4 (metade do nº de gelados inicial) = 20 gelados

R: o João já tinha comido 8 gelados, mais outros tantos como aqueles (+8) são 16, mais metade dos que tinha comido (+4), fazem 20 gelados

17/04/10

Matemática em Todo o Lado


Para conhecer melhor a realidade do local onde habitas, podes desenvolver uma investigação na qual poderás contar com a ajuda do site www.dgci.min-financas.pt.

Procura saber a área, densidade populacional, população residente e estrutura etária dos concelhos portugueses e faz um estudo sobre os acontecimentos culturais e o património da tua freguesia.

Redige um inquérito destinado aos habitantes da tua freguesia sobre as melhorias a introduzir.

Investiga a qualidade do ambiente na tua freguesia; zonas verdes, lixeiras, esgostos ao ar livre, ....

Faz uma listagem dos espaços desportivos existentes na tua freguesia, bem como as modalidades mais praticadas.

Organiza a informação recolhida (textos, fotografias, gráficos, ...) para divulgar na escola ou sala de aula.