27/10/08

Desafio -01- Construção

Cisne

 

Será que és capaz de realizar este desafio?

Glossário Matemático

Letra A

Ábaco: Instrumento para contagem e cálculo. Calculadora com várias hastes, sustentando pequenas bolas que podem ser manipuladas, servindo para realizar operações matemáticas.

Abcissa: Nome que se dá à coordenada do eixo dos xx, num referencial cartesiano.

Acontecimento: Na teoria das probabilidades chama-se acontecimento a qualquer subconjunto do espaço de resultados.

Acontecimento certo: É o acontecimento que tem todos os elementos do espaço de resultados. O acontecimento certo coincide com o espaço de resultados. A probabilidade de acorrer o acontecimento certo é igual a 1.

Acontecimento composto: Chama-se a um acontecimento que tem mais do que um elemento do espaço de resultados.

Acontecimento elementar: É um acontecimento constituído apenas por um único elemento. Representa-se por um conjunto singular.

Acontecimento impossível: É um acontecimento que não tem elementos do espaço de resultados. A sua representação é o conjunto vazio. A probabilidade de ocorrer o acontecimento impossível é igual a zero.

Acontecimentos equiprováveis: São acontecimentos de um espaço de resultados com a mesma probabilidade de acorrerem.

Adição: Operação que a dois números e faz corresponder um outro número, tal que. Aos números e chama-se parcelas e ao número, resultado da adição, dá-se o nome de soma ou total.

Aditivo: É o primeiro dos operandos numa subtracção. Considerando, o número tem o nome de aditivo.

25/10/08

Jogo das Coisas da Net


Contém jogos didácticos em Português, nas seguintes áreas: Biologia, Geologia, História, Infantis (Histórias), Matemática, Química e Informática. 

Se escolhermos outra língua, de entre as disponibilizadas (ex: Alemão, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano) podemos encontrar outras áreas, nomeadamente jogos sobre verbos, animais, personagens, na língua posteriormente escolhida. 

Uma vez que este site apresenta jogos sobre diversificadas áreas e temas, considero interessante para o 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário, dependendo das áreas.

Construções Geométricas


Poderás aprender a construir vários polígonos e figuras geométricas.

Escher - Biografia

Maurits Cornelis Escher ou M. C. Escher

(Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meio-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

História do Tangram

Pouco se sabe sobre o inventor ou a origem do Tangram. Existem, porém, algumas teorias sobre o nome TANGRAM. Segundo alguns, o nome TANGRAM origina da palavra inglesa obsoleta "tramgram" que significa um puzzle ou quinquilharia. Outros, afirmam que é originária da tribo chinesa Tanka. As pessoas desta tribo eram grandes comerciantes envolvidos no comércio do ópio e quando eram visitados pelos mercadores ocidentais eram entretidos pelas meninas Tanka com este quebra cabeças.

Uma outra explicação é que a origem da palavra é derivada da Dinastia chinesa Tang. E, ainda uma outra história conta que TANGRAM foi inventado por um homem chamado Tan enquanto tentava consertar os bocados quebrados de um azulejo de porcelana. Na Ásia, é conhecido por "Sete pratos da sabedoria". Em 1813 foi publicado, na China, o primeiro livro (conhecido) sobre o Tangram. 

Durante o séc. XIX, na Europa e na América verificou-se um súbito interesse pelo Tangram. Este interesse foi despertado pelo comércio com a China, nomeadamente, pelas novidades trazidas pelos marinheiros. Este quebra cabeças chinês gerou uma inundação de livros e conjuntos de jogos em cartão. Alguns tangrams chineses são bastante elaborados. Por exemplo: os tangrams esculpidos em madeira incrustados com marfim, jade e outros materias requintados. Em 1903, Sam Loyd escreveu "The Eighth Book of Tan- O oitavo livro de Tan". Neste livro, ele afirma de que este quebra-cabeças fora inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan. Segundo Loyd, os primeiros "7 Livros de Tan" foram compilados por muitas personalidades famosas e acontecimentos históricos. Sam Loyd conseguiu catalogar no seu livro cerca de 600 padrões, muitos dos quais inventados pelo próprio. Em 1942, Fu Tsiang Wang e Chuan Chin Hsiung provaram matemáticamente a existência de um número finito de conjuntos de padrões referindo-os como "convexo". Com a crescente popularidade, Tangram tem atraído muitos matemáticos e muito tem sido escrito sobre ele. 

Os computadores têm sido utilizados para mostrar as propriedades geométricas do Tangram assim como para gerar mais puzzles. Diz-se que o Teorema de Pitágoras foi descoberto no Oriente com a ajuda das peças do Tangram. Actualmente, os Tangrams continuam a entreter miúdos e graúdos, atraindo pessoas a nível de entretenimento, educativo e matemático.

19/10/08

Problema Mensal - Outubro 2008 [3º ciclo]

Coloca As Peças Do Dominó

Temos as seuintes peças do dominó e pretendemos colocá-las no quadrado representado abaixo.

A soma dos pontos em linha e em coluna é sempre 13. Demos uma ajuda e já colocámos três peças. Agora, coloca tu as restantes peças.

Solução:

Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 31 de Outubro