Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
22/11/11
Torres de Hanói
A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três. A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Gamão
Consiste num tabuleiro com 24 casas (tradicionalmente decoradas com triângulos isósceles), agrupados 6 a 6, dividindo-o em quatro partes, duas de cada lado.
Para a manipulação das jogadas são usadas 15 peças de duas cores distintas, todas iguais, cada jogador manipulando a sua respectiva cor. As pedras são movimentadas seguindo os valores do arremesso de dois dados de 6 faces, sendo movimentadas umas no sentido horário e outras no sentido anti-horário, com o objetivo de primeiramente levá-las ao quadrante inferior.
Dados iguais dobram o valor da jogada, podendo então ser feitas até 4 movimentos. As peças devem sempre saltar o número de casas igual ao número inteiro de cada dado (pode-se movimentar duas pedras, cada uma com o resultado de um dos dados, ou então uma mesma pedra ser movimentada duas vezes, com o valor dos dois dados).
Para que o movimento aconteça porém, a casa de destino deve estar vazia, conter pedras da mesma cor, ou então uma única pedra da cor adversária. Neste último caso a pedra é "batida", retornando a uma posição de entrada, chamada barra, anterior ao primeiro quadrante. Se a condição de movimento não for atendida, o jogador perde a vez, até que seus dados lhe permitam a jogada.
Após todas as pedras estarem no último quadrante, o jogador começa a retirá-las do tabuleiro (comer as pedras), também de acordo com os dados. Vence aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro.Consiste em um tabuleiro com 24 casas (tradicionalmente decoradas com triângulos isósceles), agrupados 6 a 6, dividindo-o em quatro partes, duas de cada lado.
Para a manipulação das jogadas são usadas 15 peças de duas cores distintas, todas iguais, cada jogador manipulando a sua respectiva cor. As pedras são movimentadas seguindo os valores do arremesso de dois dados de 6 faces, sendo movimentadas umas no sentido horário e outras no sentido anti-horário, com o objetivo de primeiramente levá-las ao quadrante inferior.
Dados iguais dobram o valor da jogada, podendo então ser feitas até 4 movimentos. As peças devem sempre saltar o número de casas igual ao número inteiro de cada dado (pode-se movimentar duas pedras, cada uma com o resultado de um dos dados, ou então uma mesma pedra ser movimentada duas vezes, com o valor dos dois dados).
Para que o movimento aconteça porém, a casa de destino deve estar vazia, conter pedras da mesma cor, ou então uma única pedra da cor adversária. Neste último caso a pedra é "batida", retornando a uma posição de entrada, chamada barra, anterior ao primeiro quadrante. Se a condição de movimento não for atendida, o jogador perde a vez, até que seus dados lhe permitam a jogada. Após todas as pedras estarem no último quadrante, o jogador começa a retirá-las do tabuleiro (comer as pedras), também de acordo com os dados.
Vence aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro.
03/11/11
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