Atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Matemática
27/12/08
Matemáticos Famosos
Adivinha

Matemáticos Famosos
14/12/08
08/11/08
Problema Mensal - Novembro 2008 [2º ciclo]
Solução:
O Joaquim poderá verter um litro de sumo de laranja do garrafão para a garrafa de um litro, e neste caso, fica com quatro litros de sumo no garrafão. Ou poderá encher o garrafão de três litros e a garrafa de um litro, e ficará também com quatro litros de sumo de laranja, mas em dois recipientes diferentes.
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 28 de Novembro
Problema Mensal - Novembro 2008 [3º ciclo]
No antigo Egipto usavam-se símbolos no sistema numérico. O sistema egípcio tinha símbolos correspondentes a 1 , 10 , 100 , 1000 , 10 000 , 100 000 e 1 000 000
Por exemplo, 32 podia ser escrito çç Usando o sistema de numeração egípcio escreve os seguintes números: 421 10 345
Solução:
10 34
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 28 de Novembro
27/10/08
Glossário Matemático

25/10/08
Jogo das Coisas da Net
Escher - Biografia

História do Tangram

Pouco se sabe sobre o inventor ou a origem do Tangram. Existem, porém, algumas teorias sobre o nome TANGRAM. Segundo alguns, o nome TANGRAM origina da palavra inglesa obsoleta "tramgram" que significa um puzzle ou quinquilharia. Outros, afirmam que é originária da tribo chinesa Tanka. As pessoas desta tribo eram grandes comerciantes envolvidos no comércio do ópio e quando eram visitados pelos mercadores ocidentais eram entretidos pelas meninas Tanka com este quebra cabeças.
Uma outra explicação é que a origem da palavra é derivada da Dinastia chinesa Tang. E, ainda uma outra história conta que TANGRAM foi inventado por um homem chamado Tan enquanto tentava consertar os bocados quebrados de um azulejo de porcelana. Na Ásia, é conhecido por "Sete pratos da sabedoria". Em 1813 foi publicado, na China, o primeiro livro (conhecido) sobre o Tangram.
Durante o séc. XIX, na Europa e na América verificou-se um súbito interesse pelo Tangram. Este interesse foi despertado pelo comércio com a China, nomeadamente, pelas novidades trazidas pelos marinheiros. Este quebra cabeças chinês gerou uma inundação de livros e conjuntos de jogos em cartão. Alguns tangrams chineses são bastante elaborados. Por exemplo: os tangrams esculpidos em madeira incrustados com marfim, jade e outros materias requintados. Em 1903, Sam Loyd escreveu "The Eighth Book of Tan- O oitavo livro de Tan". Neste livro, ele afirma de que este quebra-cabeças fora inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan. Segundo Loyd, os primeiros "7 Livros de Tan" foram compilados por muitas personalidades famosas e acontecimentos históricos. Sam Loyd conseguiu catalogar no seu livro cerca de 600 padrões, muitos dos quais inventados pelo próprio. Em 1942, Fu Tsiang Wang e Chuan Chin Hsiung provaram matemáticamente a existência de um número finito de conjuntos de padrões referindo-os como "convexo". Com a crescente popularidade, Tangram tem atraído muitos matemáticos e muito tem sido escrito sobre ele.
Os computadores têm sido utilizados para mostrar as propriedades geométricas do Tangram assim como para gerar mais puzzles. Diz-se que o Teorema de Pitágoras foi descoberto no Oriente com a ajuda das peças do Tangram. Actualmente, os Tangrams continuam a entreter miúdos e graúdos, atraindo pessoas a nível de entretenimento, educativo e matemático.
19/10/08
Problema Mensal - Outubro 2008 [3º ciclo]
Coloca As Peças Do DominóTemos as seuintes peças do dominó e pretendemos colocá-las no quadrado representado abaixo.
A soma dos pontos em linha e em coluna é sempre 13. Demos uma ajuda e já colocámos três peças. Agora, coloca tu as restantes peças.Solução:
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 31 de Outubro
Problema Mensal - Outubro 2008 [2º ciclo]
Tiro Ao Alvo
Observa a imagem:.
Como poderá o menino marcar 325 pontos com apenas 3 flechas?
O menino poderá marcar 325 pontos se acertar com a seta no sector 205, no 105 e no 15, pois 205 + 105 + 15 = 325
Pontuação do problema: 10 pontos Data limite de entrega: 31 de Outubro