20/03/10

MAT 3D 2010

Terá lugar na sala A5, o evento anual da Matemática 3D. A sua duração é de uma semana (de 22 a 26 de Março). Os alunos dos 2º e 3º ciclos, assim como as turmas do 1º ciclo, que frequentam a escola sede, poderão participar nas diversas actividades, nomeadamente:

Acompanhar as várias exposições temáticas sobre:
  • Número Pi;
  • Simetrias e Padrões;
  • Desenhos à Escala;
  • Frases Matemáticas;
  • Os Números na Natureza;
  • Biografia de Matemáticos Famosos;
  • Ilusões de Óptica.
Construir Origamis.

E jogar jogos matemáticos como o Xadrez; Damas, Tangrans; Mancala; Dominós; Unos; Polidrons entre outros.

05/03/10

Matemáticos Famosos

Leonhard Paul Euler (1707 - 1783) Leonhard Paul Euler (Basileia, 15 de Abril de 1707 —São Petersburgo, 18 de Setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Pai de Johann Euler.

Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.

Além disso ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia. Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática.

03/03/10

Problema Mensal - Março 2010 [2º Ciclo]

Quando entrei no autocarro, fui o único passageiro a fazê-lo. Como o autocarro já levava muitas pessoas, sentei-me logo à frente.

Na primeira paragem, saíram 8 pessoas e entraram 13.

Na segunda paragem, saíram 7 pessoas e entraram 9.

Na terceira paragem, saíram 2 pessoas e o motorista só deixou entrar 4 pessoas das 8 que estavam na paragem, isto porque o autocarro só podia levar 58 passageiros ao todo.

Pus-me a pensar e descobri quantas pessoas levava o autocarro antes de eu entrar. Quantas eram?

Explica o teu raciocínio da forma que entenderes, utilizando esquemas, desenhos, números ou palavras

Solução

Problema Mensal - Março 2010 [3º Ciclo]

Solução